A reclamação foi exibida no programa da 3ª Via TV, apresentado pela jornalista Roberta Barcelos, no dia 13 de outubro. Na época, o telejornal mostrou que um morador teve que desembolsar R$ 563 para melhorar as condições da estrada e, assim, ter acesso à sua propriedade rural (veja aqui).
De acordo com a Prefeitura, após ter ficado abandonada por muitos anos, a Estrada da Pimenta acabou sendo invadida pelo mato em suas laterais e ficou cheia de buracos. Uma equipe operacional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca atua com máquinas e caminhões no trecho entre Murundu e Palmares, já nas proximidades do limite com o município de Cardoso Moreira. Depois de realizar a terraplanagem, a via recebe camada de fresagem de asfalto.
“O prefeito Wladimir Garotinho tem conseguido importantes parcerias com o governador Cláudio Castro e, graças ao bom relacionamento institucional entre a Prefeitura e o Governo do Estado, tem sido possível avançar com o Programa Estradas do Produtor, trabalhando inclusive aos sábados para dar condições de trafegabilidade às muitas estradas do interior de Campos”, disse a Prefeitura em nota.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, afirma que o trabalho de recuperação das estradas do interior continua mas, devido às chuvas dos últimos 40 dias, o ritmo foi reduzido. “Aos poucos e com serviços de infraestrutura em todos os cantos do município, a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município vem atuando na melhoria das condições de trabalho dos produtores rurais”, disse o secretário, lembrando que outra equipe está na região de Venda Nova abrindo valas para escoamento da água em áreas rurais que foram alagadas.
O diretor de Projetos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Robson Vieira, destaca que a recuperação da estrada é importante porque, além de assegurar a mobilidade dos moradores das localidades cortadas pela estrada, é por ela que é feito o escoamento da produção agrícola e da pecuária. “A Prefeitura de Campos, graças à parceria com o Governo do Estado, já recuperou mais de 1500 quilômetros de estradas, utilizando a mão de obra e equipamentos da municipalidade (como os caminhões, pás mecânicas e rolo compressor) e com apoio do governo estadual, que cede máquinas pesadas, como retroescavadeiras e moto niveladoras que agilizam os serviços – explica Robson.
Campos tem a maior malha viária do estado – Campos tem a maior malha viária do Estado, com estradas vicinais e pistas simples de terra compactada e outras asfaltadas. O período prolongado de crise econômica que se abate sobre o país afeta as finanças das prefeituras. No caso específico de Campos, devido à grande extensão de estradas, não é possível fazer a recuperação de toda a malha a não ser com a participação do Governo do Estado”, pondera Robson.