Para tentar diminuir os prejuízos provocados pelo furto de fios, de cabos e de material metálico, a 148ª delegacia de Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (26), uma reunião com proprietários de Ferros-Velhos e sucateiros de Cardoso Moreira e Italva. Em pauta, um Alerta sobre as responsabilidades em caso de compras de sucatas e demais metais oriundo furtos e roubos.
O governo estadual publicou um decreto, regulamentando a identificação de quem compra e vende sucata e fios de cobre. A comercialização deste tipo de material só poderá ser feita pelo ferro-velho que tiver o Registro de Autorização de Funcionamento (RAF), documento que será expedido pela Polícia Civil.
A reunião foi conduzida pelo Delegado Titular da 148ª DP Rivelino Bueno, que explicou aos presentes sobre a lei nº 9.169/2021 de prevenção e combate ao roubo, furtos e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas, e o Decreto nº 47.752/2021 que se dispõe sobre a identificação de vendedores e compradores de sucatas, ferro-velho, cabos e fios de cobre alumínio entre outros, pois cria um banco de dados com informações sobre esses estabelecimentos e com isso e inibir a prática de crimes de furto e receptação dos materiais relacionados a cima.