A quantidade de idosos com SRAG subiu de 254 em julho para 675 casos em agosto. Apesar do cenário delicado, não houve aumento no número de óbitos entre idosos: foram 14 mortes em julho e 5 em agosto.
Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde (CIEVS), coletados entre 23 de julho e 9 de setembro, período referente Às últimas sete semanas epidemiológicas.
Vacinação
Em paralelo ao aumento de casos de Covid-19 e SRAG, outro índice faz as autoridades de saúde acenderem o alerta: a baixa cobertura vacinal. De acordo com a SES, apenas 16% da população acima de 18 anos se vacinou com a bivalente no Rio de Janeiro.
Para monitorar a evolução dos casos, a SES-RJ lança, nesta segunda-feira (11), um novo boletim semanal, disponível no site da Secretaria, com os indicadores precoces de monitoramento.
O conteúdo do boletim trará, a cada Semana Epidemiológica (SE), os seguintes dados:
- o número de testes de Covid-19 (antígeno e RT-PCR) realizados;
- o percentual de testes positivos (antígeno e RT-PCR);
- o número de atendimentos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da rede estadual de saúde;
- o número de leitos SRAG solicitados ao Sistema Estadual de Regulação (SER).
- • Período analisado: o boletim apresentará a evolução dos dados a partir da SE 30, que corresponde ao período de 23 a 29 de julho.
- • O primeiro boletim, de 11/09/2023, apresentará os dados da SE 30 até a SE 36
0 Comentários