SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM CARDOSO MOREIRA DEVIDO SECA PROLONGADA

 

O Rio Muriaé ficou mais estreito em algumas partes em seu curso no município de Cardoso Moreira, demonstrando a gravidade da seca prolongada.  Agentes da Defesa Civil do município têm realizado a medição todos os dias nas réguas instaladas pelo órgão. Essas réguas mostram o nível do Rio Muriaé e para se ter uma noção da gravidade da situação, basta comparar seu nível de transbordo, que é de 8m, ao nível atual, que está abaixo de 1m.

“O nível do Rio está bem próximo do ano passado, que foi uma situação crítica também. Hoje estamos vendo que o nível está realmente muito baixo. Só para você ter uma ideia, ontem estava 48cm e hoje está 45cm, nos deixando com uma preocupação muito grande.  Não temos nenhuma previsão de chuva para esses dias e a tendência é que ele diminua mais ainda, a nossa preocupação é com a água potável para outras localidades do município e principalmente as consequências para a produção rural”, disse o Secretário da Defesa Civil de Cardoso Moreira.

A seca mobilizou o município a levantar dados para decretar situação de emergência. Nas primeiras informações já constam mortandade de animais por falta de alimento e água. Foi elaborado um levantamento e também foi constatado um aumento muito grande do pedido de limpeza de poços para que o gado não morra de sede.

Após decretar situação de emergência, o município pode receber auxílio dos governos Estadual e Federal para atender as demandas necessárias. Sem previsão de chuva para os próximos dias a tendência é que o rio chegue a níveis ainda mais críticos atingido toda produção agrícola do município. A produção de leite já caiu pela metade e segundo informações, foram contabilizadas muitas mortes de animais.

O município está fazendo um levantamento, juntamente com a Assistência Social, com pedido de cesta básica para os pequenos produtores de Agricultura Familiar. “Com o excesso de calor, aumenta a necessidade de água para os animais, assim como nós seres humanos, também aumentam a ingestão de água durante essa fase de seca e, por isso é muito importante o fornecimento de água fresca e água de qualidade para os animais para que eles possam ultrapassar essa fase”, disse o agente.

O secretário observou a importância da preservação das nascentes (Olhos D’água), permitindo que as espécies silvestres permaneçam em seus hábitats naturais e ressaltou a incidência de problemas respiratórios na população, que também é outro motivo de alerta das unidades de daúde do município. Ele solicita que a população evite queimar alguma coisa próximo de residências, principalmente quem reside na zona rural e que tem o costume de às vezes queimar algum tipo de lixo. Fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários