O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas para Cardoso Moreira e Italva, prevendo uma mudança significativa no clima a partir desta quarta-feira. A expectativa é que o tempo comece a se alterar com pancadas de chuva leves durante noite e madrugada, intensificando-se na quinta-feira (10). O alerta é para chuvas entre 20 e 30 mm/h, com possibilidade de acumulado de até 50 mm ao longo do dia.
Além das precipitações, há previsão de ventos fortes, variando entre 40 e 60 km/h, e até mesmo a possibilidade de queda de granizo, o que coloca a região em estado de atenção. Segundo o INMET, há baixo risco de cortes de energia, danos em plantações e queda de galhos de árvores.
A frente fria, que traz a maior parte das chuvas, deverá se estender até o domingo (12), conforme informações do site Climatempo. A previsão é de que as fortes precipitações permaneçam nos
Tanto Cardoso Moreira quanto Italva estão classificados como áreas de potencial perigo de tempestade para quinta-feira, o que reforça a importância da precaução por parte da população.
Apesar do risco, as chuvas trazem também alívio para os moradores e produtores rurais, já que a região enfrenta uma seca prolongada de quatro meses. As precipitações são vistas como uma oportunidade para recuperar o solo e a esperança que o rio Muriaé possa ganhar mais volume d'água, essenciais para a agricultura e para o abastecimento das cidades.
0 Comentários