A passagem de uma frente fria sobre o Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias deverá causar pancadas de chuva moderadas a fortes, com possibilidade de raios e rajadas de vento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno pode gerar altos acumulados de chuva entre terça-feira, 10, e quinta-feira, 12 de dezembro, colocando diversas cidades da região em alerta.
O INMET emitiu um alerta laranja, o segundo mais grave dentro da escala de severidade de riscos, para diversos municípios da área de cobertura do Cardoso Moreira News, O aviso prevê chuvas que podem atingir até 100 milímetros, além de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h. As autoridades alertam para o risco de danos significativos, como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As cidades afetadas pelo alerta incluem Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras. A população dessas localidades deve estar atenta às orientações das autoridades locais e tomar medidas preventivas.
As chuvas fortes, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, exigem cuidados especiais, como evitar áreas abertas e próximas a árvores durante a tempestade, além de ficar atento ao risco de alagamentos em áreas mais baixas. Também é recomendável garantir que os aparelhos eletrônicos estejam protegidos contra surtos de energia.
O alerta é válido até a quinta-feira (12), e os moradores devem se preparar para um período de clima severo. Acompanhe atualizações meteorológicas e siga as recomendações das autoridades para minimizar os riscos. Aqui em Cardoso Moreira siga a página da Defesa Civil do Município.
0 Comentários